Filtração

Sistemas de filtração por membranas

Processos de separação e concentração por membranas

Atualmente, as tecnologias de filtração oferecem inúmeras possibilidades de aplicação para uma gama ainda maior de produtos. No entanto, encontrar a solução correta é algo desafiador pois devem ser levados em consideração, não apenas a tecnologia ideal e o produto desejado, mas também o custo do investimento, da operação (manutenção e utilidades), recuperação e aproveitamento dos resíduos.

Com vasto conhecimento e experiência de mercado, nossa equipe, colaboradores e parceiros possui todo conhecimento e experiência necessárias para conceber a solução ou o sistema que melhor se aplica à necessidade de nossos clientes, seguindo a risca boas práticas de engenharia e a especificação do projeto.

Empresa Flow Technologies

1 - Microfiltração (MF)

Microfiltração

A microfiltração (MF) é um processo de separação por membranas, amplamente utilizado na classificação, concentração, purificação ou separação de macromoléculas, colóides e partículas em suspensão dentro de uma solução.

A membrana opera como uma barreira mecânica, seguindo o princípio do peneiramento, sendo amplamente utilizada para separar partículas suspensas em soluções líquidas, que variam entre 0,03 a 10 micron (1 micron = 0,0001 milímetro) aproximadamente. Em função de sua baixa pressão transmembranica (TPM), usualmente, opera em baixas pressões (entre 1,0 bar e 4,0 bar).

O fluxo de alimentação flui tangencialmente à superfície da membrana para evitar a formação de bolos e, portanto, o entupimento da membrana. Operando em fluxo cruzado, a MF é frequentemente limitada pelo entupimento da membrana, causado por sólidos em suspensão originários do fluxo de alimentação. O fluxo de permeado diminui com o tempo à medida que as partículas retidas se acumulam na membrana e dentro dela. A acumulação de células, detritos celulares ou outras partículas rejeitadas na superfície da membrana (incrustação externa ou formação de bolos) é geralmente reversível, enquanto a deposição e adsorção de pequenas partículas ou macromoléculas dentro da estrutura interna dos poros da membrana (incrustação interna) é frequentemente irreversível.

Aplicações

Em virtude da sua alta capacidade de separação e operação contínua, a microfiltração é definida como um processo de separação por membranas, amplamente utilizando em diversas aplicações, como por exemplo:

- Tratamento de águas residuais;
- Clarificação e recuperação de salmoura;
- eparação e classificação de proteínas;
- Clarificação de vinho e suco;
- Pré-tratamento para purificação de colágeno;
- Separação de macromoléculas em processos de produção farmacêutica;
- Plasma sanguíneo;
- Entre outros…



2 - Ultrafiltração (UF)

Ultrafiltração

A Ultrafiltração (UF) é o processo de separação por membranas caracterizado por remover ou concentrar sólidos em suspensão presentes em soluções líquidas. Este processo é normalmente utilizado nas indústrias e em pesquisas com objetivo de para purificar e concentrar soluções macromoleculares (103-106 Da), especialmente soluções protéicas.

As membranas de ultrafiltração são geralmente estruturas anisotrópicas feitas pelo Processo Loeb-Sourirajan. Possuem uma camada superficial ou pele finamente porosa apoiada em um substrato microporoso muito mais aberto. A camada finamente porosa é a responsável pela separação e o substrato microporoso fornece força e resistência mecânica. UF e MF são processos relacionados e a distinção entre os dois reside em o tamanho do poro da membrana. As membranas de microfiltração têm poros maiores e são usados para separar partículas na faixa 0,1-10 μm, enquanto a ultrafiltração é geralmente considerado limitado a membranas com diâmetros de poros a partir de 10 para 1000 A˚.

Aplicações

Em virtude da sua alta capacidade de separação e operação contínua, a ultrafiltração é definida como um processo de separação por membranas, amplamente utilizando em diversas aplicações, como por exemplo:

- Padronização de proteinas;
- Redução de lactose em leite desnatado;
- Produção de MPC e MPI (Milk Protein Concentrate e Milk Protein Isolated);
- Redução de bactérias do WPC;
- Queijo fresco;
- Concentração de pectina;
- Clarificação de Sucos e vinhos;
- Remoção de proteínas e gorduras;
- Concentração de efluentes e recuperação de açucar e água;
- Tratamento de água de processo (produção de cervejas, sucos e bebidas em geral);
- Outras aplicações específicas…



3 - Nanofiltração (NF)

Nanofiltração

A Nanofiltração (UF) é uma tecnologia de separação por membranas que compartilha uma série de características com a osmose reversa. No entanto, diferentemente da OR, que possui alta rejeição de praticamente todos os sólidos e solutos dissolvidos, a NF proporciona alta rejeição de íons multivalentes, como por exemplo, cálcio e baixa rejeição de íons monovalentes, como o cloreto.

Possui poro nominal de 0,001 micron e cut-off 1000 a 100.000. Geralmente, opera à pressões entre 6 e 10 bar para remoção de ions bivalentes em processos de rejeição de sais, entretanto, pode operar em preções superiores a 25 bar em processos de concentração

Aplicações

Em virtude da sua alta capacidade de separação e operação contínua, a nanofiltração é definida como um processo de separação por membranas, amplamente utilizando em diversas aplicações, como por exemplo:

- Concentração de Soro (WPC) parcialmente desmineralizado;
- Redução de lactose em leite desnatado;
- Concentração de açucar;
- Concentração e purificação de proteína vegetal;
- Abrandamento de água;
- Outras aplicações específicas…



4 - Osmose Reversa (OR)

Osmose Reversa

A Osmose Reversa (OR) é uma tecnologia de separação por membranas originária para dessalinização de água utilizando membranas que são permeáveis a água, entretanto, impermeáveis para sais. Possui o menor tamanho de poro entre todas as tecnologias de membranas < 0,001micron e um cut-off < 100 Daltons

Amplamente utilizada para processos de dessalinização de água e produção de água ultrapura devido sua alta capacidade de rejeição de sais (> 99%) e possibilidade de operação em altas pressões (6 bar-10 )bar. Utilizada largamente na indústria láctea, de bebidas e processamento de alimentos, e capaz de concentrar correntes de alimentação permitindo basicamente a passagem de água (ex: soro de leite, leite, suco, extratos vegetais etc.)

Aplicações

- Concentração de Soro;
- Concentração de Leite;
- Polimento de permeado de soro e leite
- Polimento e condensado de evaporação;
- Recuperação de açucares;
- Concentração e purificação de proteínas vegetais;
- Dessalinização de água;
- Outras aplicações específicas..

Entre em contato e solicite orçamento!